sexta-feira, 30 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Finais do Pan de Handebol Juvenil


Estamos na rota dos grandes torneios de Handebol!!! Q blz! rsrs...realmente aqui é 'o lugar' para se realizarem jogos com visitantes de vários países ou outros estados...a praia estava uma maravilha na semana q foi realizado este Pan Americano...Balneário Camboriú é aconchegante pra quem disputa ou vem assistir os jogos, e depois ainda pode dar uma relaxada nessa orla!
Tbém fico contente pelo Técnico Macarrão, do masculino...gente boa! Estudamos juntos lá em Santos (1994), um curso q foi mto bom de especialização em Handebol, encabeçado pelo Prof. Pablo Greco, Prof. Celso Giacomini...O 'Maca' foi um grande jogador q surgiu lá em Joaçaba e vai longe...junto com o Handebol do Brasil!

domingo, 25 de abril de 2010

Elearning - Você está pronto ?


Achei essse video sobre ensino a distância mto interessante...eu q ja fiz e continuo fazendo varios cursos nessa modalidade, acho q realmente temos mto a aproveitar com os cursos q tem uma interação mto boa entre alunos e professores,com os chats e fóruns de discussão,material com os conteudos, bem elaborados...enfim,eu estou pronta, aproveito desse ensino, aprendendo bastante e quem sabe no futuro ensinando tbem...pois acredito q esse é o futuro,mto próximo, com os professores/tutores !!! Seja presencial ou a distância...
(vídeo Motivacional sobre ensino a distância : www.Cursos24Horas.com.br )

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Copa Petrobras de Handebol na TV ESPN Brasil

Será, domingo, 25 de abril, às 8:30h pela ESPN Brasil, a transmissão da final do maior campeonato do mundo de Handebol ! 695 escolas participantes e quase 8000 atletas...
                Colégio São José (SC)  x  Colégio Vinicius de Morais (MT)
Quem enviou essa foi a Técnica Cláudia Monteiro. Obrigada e Parabéns pela representação brasileira no mundial escolar masculino ficando em 10º lugar !!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pan Americano de Handebol Juvenil em BC

Essa foto é de sexta, dia q o Brasil ganhou de 59 a 9 do Paraguai no masculino...eu e a Cláudia Giordani minha amiga, professora de Português, mas q tem além das suas tradições gaúchas e ainda é fanática pelo Grêmio, rsrs,uma cultura esportiva q a leva a assistir os jogos nos ginásios, torce pelos alunos nas competições escolares, joga vôlei na praia com os alunos,gosta de tênis de mesa desde nosso tempo do Tomaz, enfim, sabe apreciar e amplia as possibilidades de convivência e formação dos adolescentes através do esporte.
Estávamos ali fazendo fotos pro 'orkut' daquele jeito q a gurizada faz, rsrs...ali perto estava a delegação do Chile e eu tentando arrumar uma camiseta do Balonmano, mas não consegui...e ainda os árbitros brasileiros, uma dupla da Sérvia, q apitou a final Brasil e Argentina no sábado. Brasil Campeão nos dois naipes!!! Com o feminino 1 gol na República Dominicana e no masculino, aquele jogão com a Argentina...
Parabéns Macarrão, Técnico do masculino!!!E valeu, Cláudia! E vai ter mais por ai pra torcer...Liga Nacional, e ano q vem tem Mundial aqui!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Palestra com Prof. Dr. Valmor Ramos

Devido ao trânsito na entrada de Florianópolis, ficamos eu e a Profª Sibele, sem a palestra do Prof. Dr. Amândio Graça (FADEUP) que teve no CEFID semana passada. Chegamos quando já tinha acabado sua apresentação, estava respondendo algumas perguntas...mas valeu ter ido até lá e conversar com meu colega do primeiro semestre de EF, o Prof. Dr. Valmor Ramos. Assim, com a gentileza do Prof. Romu (FME-BC), tive a oportunidade de assistir a palestra do Valmor aqui em BC, ontem na Avantis.Agradeço mto por esta oportunidade, pois sabia q iria gostar mesmo! 
O professor Valmor apresentou o q está sendo estudado acerca do ensino dos esportes. Como o professor ensina? Pela minha experiência nas Escolinhas Esportivas, como professora em algumas modalidades, e também como coordenadora do projeto, ano passado era isto q estava investigando com os professores. Há alguns anos era pedido um planejamento semestral, e ano passado, resolvi pedir aos professores q enviassem alguns planos de aula, pois é isto q precisamos estudar...como os professores  ensinam? A questão de organização das sessões de treinos das EE, as modalidades a serem trabalhadas em determinada escola, como são oferecidas, seus horários, é tudo importante, para q um projeto seja realizado com eficiência, mas q podia ser supervisionado com as visitas pela coordenação do projeto, e na escola pela supervisão pedagógica e direção.O Projeto EE  foi realizado nas escolas municipais desde o ano 2000 até o ano passado. Enfim, esse trabalho pra mim, acabou em julho qdo entrei de licença e qdo voltei em dezembro não existia mais.
De qquer forma, o ensino dos esportes deve ser investigado nas aulas de EF, nas sessões de treinos em entidades como a FME, onde iniciam crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas, com a terceira idade...e achei interessante  qdo o professor questionou pq não há escolas de esportes para jovens e adultos, afinal, podemos aprender uma nova modalidade tbém na idade adulta. Daí me surgiu a colocação q fiz qto a minha vivência: eu aprendi a surfar quase aos 40 anos...isto pq trabalhei e continuo participando na Escolinha Municipal de Surf. O Surf é uma modalidade que mtos adultos  estão aprendendo, apresentando adeptos do longboard, existem vários locais q se pode aprender a surfar nas praias daqui, de Florianópolis, por exemplo. Já com modalidades coletivas isso quase não existe. Mas pq eu tive uma cultura esportiva na minha formação, sou adepta aos esportes, gosto de aprender novas modalidades, como o surf, já  experimentei  pólo aquático em outra oportunidade, sei q sempre vou estar motivada para aprender mais e ter atividades de lazer ativo, q só me fará bem, qualidade de vida com os anos se passando...
Então me surgiu mais uma vez a importância do prof. EF na formação das cças e adolescentes ampliando as oportunidades com a cultura esportiva e formando esse jovens para na sua vida adulta estarem mais motivados e saber apreciar os esportes, desenvolver valores que a prática dos esportes propicia na formação do indivíduo.
Tenho mto a falar, rsrs...escrever sobre isso tudo, pois é a minha vida profissional que  veio através da minha experiência como jogadora de Handebol, com minha prática na EF e ensinando esportes às crianças e adolescentes, com tudo q já estudei e vou continuar estudando, adquirindo conhecimentos aliado a minha prática...e é isso q gosto de fazer !!!
Obrigada professores!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Nostra lezione in cucina :

Passamos um dia 'bellissimo' com a aula da cozinha italiana no curso do CCI/ Consulado Curitiba...aprendemos muito! Foi sábado , dia 17, no CAIC...
Grazie tante alla nostra Prof.ssa Laura Zampardi !

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Respeito é bom e o professor gosta

Hoje procurei um texto sobre respeito ao professor,em sala de aula, para trabalhar com alunos de uma determinada turma que não consegui realizar o planejado por não pararem de conversar...isso é o que vem acontecendo nas escolas! Na Educação Física também temos que explicar conteúdos, as regras de um jogo, e fica difícil em 45 minutos, quando se tem que ficar pedindo pra ouvir o tempo todo...
Deixo aqui o link: quem quiser, vale !!!
http://www.ort.org.br/respeito.html

8º B no Pan Americano de Handebol Juvenil

Sexta , dia 16, estivemos assistindo o jogo feminino do Pan de HB no Ginásio da Barra aqui em BC. Saímos do CEM Vereador Santa às 9:30h para o jogo das 10:00h. Conseguimos assistir apenas o primeiro tempo do jogo entre Chile e Porto Rico,pois nosso transporte tinha q voltar para o transporte escolar. Chile começou na frente, mas logo Porto Rico teve um ataque mais eficiente e venceu o jogo. Foram 31 alunos do 8º ano B, faltaram 4 da turma, e fomos acompanhados da supervisora pedagógica da escola , Rosane Moura. Agradecemos a autorização da diretora nesta atividade extraclasse, utilizando um outro ambiente para a educação de nossos alunos para uma cultura esportiva, colaborando na aprendizagem dos esportes, na sua socialização e na sua formação integral.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mais de... "Menas" - Museu da Língua Portuguesa

Esses são os avanços da tecnologia usados na educação!!! O vídeo da visita guiada pelo Eduardo Calbucci, pode ser bem explorado com nossos alunos em uma visita virtual!!! E pela dica do vídeo aqui no blog, fui citada no blog da exposição: http://menas.com.br/home
Obrigada!!! Esse relacionamento com os blogs, nos faz crescer e ampliar nossas possibilidades profissionais!!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Exposição "Menas" no Museu da Língua Portuguesa

No site da Nova Escola tem esse vídeo da exposição "Menas", em SP.
Esses espaços são realmente maravilhosos para a aprendizagem e cultura dos alunos...valorizando e compreendendo a nossa língua, além de procurar falar e escrever melhor!!! Vale a pena olhar esse vídeo:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/exposicao-menas-museu-lingua-portuguesa-548333.shtml

domingo, 11 de abril de 2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ressaca no mar e...surf !!!


Surfista aproveita ressaca da maré para surfar em Copacabana, onde as ondas não passam normalmente de meio metro. A ondulação de quatro a cinco metros de altura interditou uma das vias da avenida Atlântica, em Copacabana, que foi tomada pela areia e pela água do mar. 
Júlio César Guimarães/UOL

Aqui, como no RJ, deu ressaca e eu tbém surfei!!! Fui com a Maria na Escolinha Municipal de Surf, já q sexta a tarde eu não trabalho e peguei o longboard e curti umas ondas na arrebentação...o mar não tava fraco!!! tinha mta corrente... mas pra quem já conhece esse mar há mais de 40 anos...rsrs; entrei mesmo assim e foi um ótimo exercício, como sempre é o surf! A Maria além de brincar mto ainda pegou as explicações do Prof. Rodrigo dos sinais de urgência usados qdo se está no mar...Q bom! já aprendeu alguma coisa...

Videoconferência do Curso EII

Na terça, dia 6, tivemos mais uma videoconferência do curso Ed Integral e Integrada. Esta foi com o Prof.Dr. Méricles Thadeu Moretti, q falou sobre Visualização - Do olhar do mundo à escola. Ensinar Geometria através da imagem. O professor falou das capacidades a serem desenvolvidas nas crianças para ajudar na aprendizagem da Geometria: capacidade visual-motora, percepção da figura fundo,constância perceptual,enfim, capacidades que são desenvolvidas constantemente na Educação Física. Desse modo, fiz um comentário lembrando aos professores da contribuição da EF na aprendizagem dessas capacidades,valorizando nossa prática e salientando que devemos trabalhar de forma integrada com os professores regentes nos anos iniciais. O professor citou a atividade com Amarelinhas, e coincidentemente no mesmo dia eu havia feito com o 2º ano no pátio do CEM Vereador Santa, e falei tbém sobre esse trabalho. O professor falou que minha fala foi 'oportuna' se tratando do curso de EII e que a EF realmente pode contribuir mto, como outras áreas, na aprendizagem da Geometria, e outros conteúdos da Matemática.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O perigo de uma única história


Este vídeo foi sugerido pela nossa tutora a distância Adriana Cristina da Silva, do curso EII - UFSC/UAB.
Mto interessante!!! Agradeço pela oportunidade de ver uma apresentação de tamanha inteligência...e mto oportuno qdo estudamos o processamento da leitura...do q fazemos no mundo! Principalmente para não sermos injustos com alguma causa ou alguém...
Atenção: clicando no vídeo (view subtitles) tem a legenda em português.

Palestra no CEFID com Professor da FADEUP

O Núcleo de Pedagogia do Esporte do CEFID-UDESC convida à todos para:
A palestra  'A investigação no contexto da Pedagogia do Esporte', com o Professor Doutor Amândio Braga dos Santos Graça da Universidade do Porto-Portugal.O evento ocorrerá no dia 15 de abril (quinta-feira), às 19:30 no Auditório do CEFID-UDESC e será aberto a todos os interessados na temática do ensino e treinamento de esportes para crianças e jovens.
O professor Amândio Braga do Santos Graça é professor Associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-FADEUP e atua nos Programas de Doutorado e Mestrado da FADEUP nas áreas da Metodologia da Pesquisa, Iniciação Esportiva e Formação Profissional do Professor e Treinador de Jovens. A palestra insere-se no Ciclo de Debates sobre a Pedagogia do Esporte,que ao longo do ano promoverá palestras com objetivo de estimular a discussão/debate sobre os temas da Intervenção do Profissional de Educação Física no Ensino e Treino de Esportes para Jovens.
O evento é uma iniciativa do Núcleo de Pedagogia do Esporte do CEFID-UDESC em conjunto com o Laboratório de Pedagogia do Esporte-LAPE do CDS-UFSC.
Informações adicionais: d2vr@udesc.br
(enviado pelo Prof. Dr. Valmor Ramos)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pan Americano de Handebol Juvenil

Segue a programação dos jogos que serão realizados aqui em BC na próxima semana :
Agradeço ao amigo, prof. EF e árbitro de HB, André Boscatto que enviou a programação.

domingo, 4 de abril de 2010

Profissão: docente.

Acho q essa entrevista foi uma das melhores leituras q fiz nos ultimos dias...do reitor da Univ. de Lisboa, o português Antonio Nóvoa, não preciso dizer mto pra quem já conhece...rs.
Acesse e leia, vale a pena!

'Hoje, a rea­lidade da escola obriga-nos a ir além da escola. Comunicar com o público, intervir na sociedade, faz parte do ethos profissional docente.' 
Esta é a última frase...e quero lembrar q esse exercício com o blog, faz parte!!! 
Espero continuar postando aqui por mto tempo...e contar com a interação de meus colegas e amigos professores!!!

sábado, 3 de abril de 2010

Italia 1994...


Essa foi uma viagem mto legal q fizemos, eu e minha irmã Adriana...depois de fazer um curso intensivo de Inglês em Cambridge(ENG) fomos pela Europa...mas ficamos mais tempo foi na Italia...e agora q voltei a estudar italiano, e não pretendo parar mais...rsrs, fiz esse video q tbem esta no nosso canal de videos da turma de professores da rede municipal de BC q estão estudando italiano, para depois ensinarmos às crianças...
http://www.youtube.com/user/ProfItalianoBC
A musica é do Jovanotti, e tbem trouxe o cd de lá... lembra maninha? rsrsrs...
Allora, mi piace molto l'italiano...e Italia é cosí, belissima!!!

O processamento da leitura

No curso EII, modulo IV, temos o Forum sobre 'o processamento da leitura' e uma tarefa q ja enviei, e tive uma resposta de 'excelente' da minha tutora Adriana...q bom !o curso é mto bom mesmo, e uma correria com as tarefas...estou com duas atrasadas a fazer do modulo III...e agora tbem do IV...e ja iniciou o modulo V.
Mas quero deixar aqui algo mto interessante q uma aluna colocou no forum:
Para comprovar a capacidade do nosso cérebro no processamento da leitura. Leiam todos.
O nosso cérebro é doido !!!
 
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,  

não ipomtra em qaul odrem as  

Lteras de uma plravaa etãso,  
a úncia csioa iprotmatne é que  

a piremria e útmlia Lteras etejasm  
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser  
uma bçguana ttaol, que vcoê  
anida pdoe ler sem pobrlmea.  
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa  

cmoo um tdoo.  
 
  Sohw de bloa.    
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua  mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4
M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R
CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!

NO COM3ÇO  5T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45
N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O
CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M

PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R
B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!


(Fatima Suely Ribeiro Cunha, enviou para o curso EII)