sexta-feira, 27 de maio de 2011

Andebol: Taça de Portugal

Já começou a contagem decrescente para a ‘final-four’ da Taça de Portugal, que Tavira vai acolher este fim-de-semana. Quatro equipas entram em campo para ver quem sucede ao Xico Andebol que, na temporada finda, surpreendeu tudo e todos e arrecadou o troféu.

Quis o capricho do sorteio que SL Benfica e FC Porto Vitalis se encontrassem na meia-final, mas nenhum dos técnicos das outras duas equipas subscreve que se trata de uma final antecipada.

«FC Porto e Madeira SAD foram os dois primeiros classificados no campeonato, pelo que, mesmo teoricamente, o FC Porto-SL Benfica não é a final antecipada. Se formos ver pelo historial dos clubes, o Belenense aparecerá logo a seguir ao FC Porto, que é a equipa – entre as quatro que vão estar em Tavira - que tem mais Taças conquistadas. Portanto, acho que não se pode ver assim». Mas, visto por outro lado, «se formos apenas pelos orçamentos, é uma final antecipada», sustenta o técnico do CF Belenenses que, no entanto, recorda que «já eliminados o Sporting». Uma coisa é segura: «são quatro equipas que estão com mérito na ‘final-four’».

Sobre o jogo com o Madeira SAD, agendado para as 17 horas deste sábado, no pavilhão municipal de Tavira, Luís Monteiro adivinha um confronto equilibrado.

«O Madeira SAD tem construído uma equipa de forma sustentada e aparece bem nesta fase da época. Por outro lado, no Andebol 1, fizemos dois jogos com o Madeira SAD, perdemos no Funchal por dois (27-25) e em Belém por três golos (28-31), em jogos sempre equilibrados e ‘apertados’. O Madeira tem aparecido de uma maneira interessante, não só no sector defensivo mas pela forma como o treinador tem gerido o ataque, utilizando diferentes jogadores consoante as características do adversário. Penso que vai ser um jogo muito rico, em termos tácticos e estratégicos, sobretudo».


PAULO FIDALGO
«Jogo será decidido por situações de pormenor»

Paulo Fidalgo, treinador do ‘bi’ vice-campeão do Madeira SAD, está de acordo com a generalidade das ideias expandidas por Luís Monteiro, nomeadamente no que se refere à justiça da presença de Belenenses e Madeira na ‘final-four’ e no equilíbrio que espera venha a marcar o jogo entre as duas equipas.

«Há duas evidências – a primeira, é que ambas as equipas, Belenenses e Madeira, ficaram satisfeitas com o sorteio. A segunda é que estes clubes estão com muito mérito na ‘final-four’ da Taça de Portugal». E Paulo Fidalgo fundamentou. «Recordo que o Madeira eliminou fora o ABC de Braga e o Águas Santas e o Belenenses afastou o Sporting. Para estas duas equipas, estar na ‘final-four’, por si só, já é um grande mérito».

Sobre a partida que marca o arranque da ‘final-four’, e tal como Luís Monteiro, Paulo Fidalgo espera um jogo equilibrado.

«Num jogo destes, em campo neutro, não existe nenhum favoritismo. A diferença de valores individuais entre as duas equipas é insignificante. Existem bons jogadores em qualquer dos dois plantéis. São duas equipas que, independentemente dos percursos distintos que tiveram no campeonato, equivalem-se muito».

Então, como vai ser decidido o jogo? «Serão situações de pormenor que vão decidir, até porque… alguém vai ter que ganhar! Vão ser duas meias-finais muito equilibradas. É uma competição muito própria. E tenha-se em atenção o que aconteceu o ano passado com o Xico», alerta Paulo Fidalgo, treinador do bi-vice-campeão nacional, Madeira SAD.
Publicado:
Quinta, 26 de Maio de 2011

Recebido de Antonio Cunha/FADEUP.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

La mia prima lezione di italiano: Mi Presento

Io sono contenta! Hoje(10/maggio/2011) foi a minha primeira aula de italiano no CEM Vereador Santa. Com duas turmas, somando 27 alunos. Todos falaram um pouquinho: Io mi chiamo_______. Io sono una bambina/o un bambino. Receberam um desenho para seu caderno:
Depois tiveram a parte de Ascoltare! com o cd do livro L'Italiano dei  Piccoli e um jogo de memória dividindo a turma em dois grupos. Fizemos fotos, e acabamos mto bem esse dia no Spazio Italia!