quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Deficiência Auditiva Unilateral

Eu tenho! Agora com laudo e aparelho auditivo para diminuir o zumbido e melhorar a audição, que já tenho perda moderada/severa no ouvido esquerdo. Tive o imenso prazer de conhecer a Dra. Izabela Ávila,otorrino, que me encaminhou para mais uma RM do crânio, com um olhar mais minucioso no ouvido esquerdo, que trouxe uma alça vascular que atinge o nervo auditivo e devemos acompanhar, mas o melhor encaminhamento foi com a Dra. Vanessa/Fono na Digsom-Phonak, com tecnologia suíça, e consultório na rua 2500 aqui perto de casa em BC.
Com crédito acessibilidade no BB, comprei meu aparelho que foi um alívio para meu zumbido que estava mto alto. Minha deficiência por ser unilateral, não me dá direito de entrar com as vagas para deficientes em concursos públicos, nem direito à aposentadoria especial. Mas isso pode mudar, com alteração da lei incluindo, perda unilateral, e não só bilateral.
De qquer modo, fico mais interessada nos assuntos do DA(deficiente auditivo) e me interesso pelos direitos e inclusão, que pode melhorar a vida de mtos.
E aguardo sobre as decisões na lei...



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Passeio de Trem pela Serra do Mar Paranaense

Há anos querendo conhecer a estrada de ferro na Serra do Mar, saindo de Curitiba em direção até Morretes. Mas nem sabia da existência de Marumbi! Um conjunto de montanhas conhecido como berço do montanhismo.
 

A viagem de trem leva cerca de 3 horas, quando não precisa esperar por algum ajuste na ferrovia! Quando se chega em Morretes, o prato típico é o Barreado.


A grandisiodade dessa obra com pontes com material belga, com ruínas que trazem a história até nossos dias, faz da ferrovia na Mata Atlãntica. um passeio deslumbrante e uma vivência inesquecível!


 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Un corso d'italiano a casa mia.

Sono molto contenta per voi, ragazzi ! Dopo circa tre mesi che abbiamo studiato l'italiano insieme, adesso devo dire a voi: Buon Viaggio! Saremmo tutti i fratelli d'Italia! Arrivederci! "

Rodolfo, Emmanuel e Victor, sono cugini ! 
Foram cerca de 3 meses, com uma hora e meia de aula por semana(terça), uma iniciação para boa comunicação na Itália, brevemente.
O foco é a conversação, com uma parte gramatical necessária com artigos, tempos presente, passato prossimo e futuro semplice, e bastante vocabulário, explorando textos, mas com ênfase nos áudios...