sexta-feira, 29 de julho de 2011

Palestra 'Avaliação da Aprendizagem' com a Profª Hélvia Tomaselli

Hoje foi a palestra sobre Avaliação com a Profª Hélvia Tomaselli de Jaraguá do Sul, no nosso Ciclo de Palestras da rede municipal. Tive a oportunidade de acompanhar as discussões sobre o nosso Sistema de Avaliação,então já conhecia a professora. Gosto de estudar e discutir sobre esse tema,pois a Avaliação na Educação Física tem suas especificidades e precisa ser coerente com a nossa prática. Temos uma avaliação na rede municipal que exige um número de provas com pontuação definida, e como nossas aulas são essencialmente práticas, nossa avaliação é feita com a observação direta nas práticas, e desse modo não podemos ser exigidos em ter nos diários a mesma pontuação em provas ou trabalhos como as outras áreas. Deve-se levar em conta essa especificidade da nossa área, e toda a comunidade escolar estar ciente que é o mais coerente e que essa observação direta pode ser registrada em uma Ficha de Observação e ter um peso maior na nossa Avaliação.
A professora tem uma linguagem mto clara nas suas explanações,traz exemplos do nosso dia a dia na escola, e isso é mto bom para nosso entendimento, principalmente quando estamos em um processo de mudança no nosso Sistema de Avaliação; hoje falou mais sobre Recuperação e deu exemplos de Fichas de Avaliação para um período(trimestre), ou seja, do processo e para um determinado instrumento, com a planilha dos critérios para se avaliar um relatório. Enfim, precisamos ter nossos critérios bem definidos quando queremos avaliar o que nossos alunos aprenderam, é o parâmetro de acordo com o objetivo que queremos atingir,  pois o parâmetro não é o outro aluno; não desejamos fomentar a competição que já existe entre eles  e não desejamos classificar nossos alunos e sim que aprendam!
Deixo aqui uma Auto-Avaliação que apliquei  no primeiro bimestre. Esse instrumento valia 7 pontos/ Prova II(conforme a exigência que temos), na primeira coluna cada X assinalado somava 0,5 ponto e na segunda coluna 0,25 ponto. Gostaria de discutir sobre esse exemplo:

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Desafios para a docência no início do século XXI - Palestra do Prof. Paulo Hentz

Foi a palestra de hoje pela manhã  na nossa capacitação da rede municipal de BC. Gostei mto da maneira que o palestrante abordou as dificuldades que encontramos hoje em sala de aula, com alunos que vivem com as tecnologias, outros que vivem órfãos de pai e mãe vivos, e ainda aqueles que trabalham para sua sobrevivência.
Fiz minhas anotações, que é a minha maneira de aprender...e depois venho aqui escrever no blog onde deixo registrado um pouco do que fica dentro de mim e me faz refletir sobre a minha prática e procurar sempre melhorar nas intervenções que posso fazer no dia a dia dos alunos na escola.
Agora a tarde tem mais palestra....e amanhã tbém.


Classe BCB001 - Progetto di Italiano

No CEM Vereador Santa estamos trabalhando com o ensino de língua e cultura italiana, no contraturno. Estou mto feliz com esse trabalho, e há tempo estava querendo abrir uma página no Facebook pra nossa turma...e aqui deixo o link, pra quem quiser apreciar, interagir e aprender um pouco da língua italiana:

Ontem tivemos nosso encontro dos professores que ensinam italiano na rede municipal, foi o dia da minha aula com o tema 'I Giorni della Settimana'. Acabamos nosso encontro aqui em casa, estava animado e os profs gostaram!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Lembrando da Plebe Rude : Até quando esperar...

Sábado foi um dia pra reencontrar amigas de infância, do colégio, no aniversário da  Bete em Brusque. Vimos algumas fotos, falamos de vários que não estavam ali...rs, recordamos nossa turma do Colégio São Luiz.
E na nossa volta pra BC, eu e a Sibele lembramos de nossas festas! Muitos shows: Plebe Rude no Baturité em Floripa, foi um dos melhores! Estávamos de perto, dentro da boite, e lembro que estava muito cheia! Digamos, quase anos 90...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aula de Capoeira da Maria Beatriz no CEM Vereador Santa:


Educação e Formação com a Capoeira para as crianças da rede municipal de Balneário Camboriú. A Capoeira começou há muitos anos no Projeto Oficinas com o Júnior no CAIC, e nesse ano minha filha Maria Beatriz começou com as aulas do Prof. Bode no CEM Vereador Santa. Espero que ela continue, afinal, precisa se movimentar!

Handebol : XVIII Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos

Recebi email do Prof.Antonio Cunha/FADEUP, divulgando sobre o SPORT TV transmitir os jogos de Portugal no Mundial Junior de Handebol. E no mesmo email dá a dica do site para assistir online: http://www.laola1.tv/en/int/ihf-juniors-wch-live/video/273-1648-.html
Os jogos do Mundial serão de 17 a 30 de julho na Grécia, mas fui dar uma olhada no site e encontrei uma série de filmes bem interessantes de vários esportes. Gostei mto do Kobe Bryant em 'The Back Mamba'...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

3º JEBEQUINHO com o CEM Vereador Santa:

Hoje começou nossa participação no 3º Jebequinho - Jogos Escolares para crianças de Balneário Camboriú. Fomos mto bem: Vice-Campeão no Xadrez masc e fem, 3º lugar no Basquete feminino e 4º lugar no Surf .
Daqui pra frente,o que vier é lucro...rs, afinal, não temos preparação!
Eu, particularmente, gosto de levar os alunos aos Jogos Escolares, pois é uma extensão do meu trabalho na escola e uma oportunidade de aprender e se educar,interagindo com alunos de várias escolas.

20ª FESTA BERGAMASCA com os alunos de Italiano do CEM Vereador Santa:

Dia 12 de junho, domingo, fomos com o ônibus da SEDUC até Botuverá, onde a colonização foi dos imigrantes italianos que vieram da região de Bérgamo,da Lombardia, o norte da Itália. Como disse o padre na 'Santa Messa' no dialeto bergamasco, i nostri nonni e bisnonni nos ensinaram as tradições italianas com a religião, os valores da família, do trabalho, e nessa oportunidade nossos alunos puderam apreciar a gastronomia com a polenta e formaggio, a dança,a música...foi um domingo inesquecível! 
Senti saudades de meu avô José Gamba, que cantava me embalando na cadeira de balanço, e dava risadas quando eu ficava perguntando tudo dos nossos ascendentes italianos..que vieram dessa região e foram para Porto Franco, localidade de Botuverá.
E ainda estamos participando de um Concurso dos 150 Anni Grande Italia, com um vídeo, que logo devo deixar aqui...