sexta-feira, 29 de julho de 2011

Palestra 'Avaliação da Aprendizagem' com a Profª Hélvia Tomaselli

Hoje foi a palestra sobre Avaliação com a Profª Hélvia Tomaselli de Jaraguá do Sul, no nosso Ciclo de Palestras da rede municipal. Tive a oportunidade de acompanhar as discussões sobre o nosso Sistema de Avaliação,então já conhecia a professora. Gosto de estudar e discutir sobre esse tema,pois a Avaliação na Educação Física tem suas especificidades e precisa ser coerente com a nossa prática. Temos uma avaliação na rede municipal que exige um número de provas com pontuação definida, e como nossas aulas são essencialmente práticas, nossa avaliação é feita com a observação direta nas práticas, e desse modo não podemos ser exigidos em ter nos diários a mesma pontuação em provas ou trabalhos como as outras áreas. Deve-se levar em conta essa especificidade da nossa área, e toda a comunidade escolar estar ciente que é o mais coerente e que essa observação direta pode ser registrada em uma Ficha de Observação e ter um peso maior na nossa Avaliação.
A professora tem uma linguagem mto clara nas suas explanações,traz exemplos do nosso dia a dia na escola, e isso é mto bom para nosso entendimento, principalmente quando estamos em um processo de mudança no nosso Sistema de Avaliação; hoje falou mais sobre Recuperação e deu exemplos de Fichas de Avaliação para um período(trimestre), ou seja, do processo e para um determinado instrumento, com a planilha dos critérios para se avaliar um relatório. Enfim, precisamos ter nossos critérios bem definidos quando queremos avaliar o que nossos alunos aprenderam, é o parâmetro de acordo com o objetivo que queremos atingir,  pois o parâmetro não é o outro aluno; não desejamos fomentar a competição que já existe entre eles  e não desejamos classificar nossos alunos e sim que aprendam!
Deixo aqui uma Auto-Avaliação que apliquei  no primeiro bimestre. Esse instrumento valia 7 pontos/ Prova II(conforme a exigência que temos), na primeira coluna cada X assinalado somava 0,5 ponto e na segunda coluna 0,25 ponto. Gostaria de discutir sobre esse exemplo:

Um comentário:

Helvia disse...

Oi Anelise,
Fico feliz por ter encontrado mais uma professora preocupada com a qualidade da educação!
Bom ver que você já utiliza critérios na avaliação do processo de ensino e de aprendizagem.
Parabéns pelo trabalho! Obrigada pela menção no seu blog e conte comigo.
Desejo sucesso,
Helvia