Na UC, Produção de Textos Didáticos (PTD), do nosso curso Mídias na Educação, temos uma tarefa sobre o artigo Internet, hipertexto e gêneros digitais: novas possibilidades de interação , trazendo as produções no gênero digital como uma nova possibilidade a ser trabalhada nas escolas.
Aqui surge a linguagem digital com a habilidade de construir sentido em textos multimodais, que mesclam palavras, imagens e sons em um mesmo espaço.
Esse é um gênero emergente: o blog. Entre outros como email, chats, entrevistas, é um gênero digital que podemos utilizar nas práticas pedagógicas além da sala de aula, pois nosso aluno pode acessar o blog, com a postagem com o link de um artigo em pdf, fazer a leitura no ambiente virtual e escrever na postagem fazendo um comentário sobre o assunto. Já usei meu blog com uma postagem com uma apresentação de slides, pronta para ser acessada e vista no datashow pelos alunos, otimizando a organização da aula e sem necessitar nem de pendrive, pois estava em ferramenta online, o slideshare.
Gosto desse gênero,sou blogueira há 3 anos, uso o blog como recurso pedagógico, registro de minhas atividades profissionais, novos projetos, registro minhas práticas pedagógicas, atividades de lazer, busco formação contínua e atualização constante. Guardo meus arquivos, fotos, vídeos, utilizando as redes sociais e ferramentas de uso gratuito na internet como o google docs, diigo, prezi, e vou experimentando novas que aparecem a cada dia, nada mais de papel! Também escrevo no blog em italiano, http://profitalianobc.blogspot.com.br/ que foi um recurso para a minha aprendizagem na língua italiana, como um atividade de leitura e escrita utilizando esse gênero digital.
Essa interação da web 2.0, compartilhando conhecimentos e aprendizagem que permite o gênero textual digital é fascinante. Um comentário que complementa uma postagem, um diálogo nos chats, uma atividade colaborativa, enfim, devemos usar as ferramentas disponíveis na web 2.0 com fins educativos, pois a motivação para a aprendizagem e desenvolvimento dessas competências e habilidades depende de nós:
http://anelisegamba.blogspot.com.br/2012/06/aprendizagens-inter-geracionais.html
Gosto desse gênero,sou blogueira há 3 anos, uso o blog como recurso pedagógico, registro de minhas atividades profissionais, novos projetos, registro minhas práticas pedagógicas, atividades de lazer, busco formação contínua e atualização constante. Guardo meus arquivos, fotos, vídeos, utilizando as redes sociais e ferramentas de uso gratuito na internet como o google docs, diigo, prezi, e vou experimentando novas que aparecem a cada dia, nada mais de papel! Também escrevo no blog em italiano, http://profitalianobc.blogspot.com.br/ que foi um recurso para a minha aprendizagem na língua italiana, como um atividade de leitura e escrita utilizando esse gênero digital.
Essa interação da web 2.0, compartilhando conhecimentos e aprendizagem que permite o gênero textual digital é fascinante. Um comentário que complementa uma postagem, um diálogo nos chats, uma atividade colaborativa, enfim, devemos usar as ferramentas disponíveis na web 2.0 com fins educativos, pois a motivação para a aprendizagem e desenvolvimento dessas competências e habilidades depende de nós:
http://anelisegamba.blogspot.com.br/2012/06/aprendizagens-inter-geracionais.html
3 comentários:
A abordagem que você utilizou para comentar os temas gêneros digitais e Web 2.0 foi muito esclarecedora. Parabéns!
Gostei também do vídeo. Bem interessante!
PArabéns pelo blog...bem gostoso de ler e com informações importantes sobre web 2.0 e convergências de midias
Você utiliza muito bem a web 2.0 para atividades pedagógicas Anelise. Esse é o caminho para conquistarmos nossos alunos.
Postar um comentário