quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Iniciação ao Xadrez

(Tem um erro aí, rsrs...) Gosto mto de iniciar no Xadrez com esse material: grande tabuleiro com peças imantadas. As peças são bem visualizadas e torna-se prático para mostrar como se movimentam no tabuleiro. Existem os jogos para aprender a movimentação de alguma peça como a 'Batalha dos Peões', vencendo quem chega do outro lado do tabuleiro com algum de seus peões. Depois podemos fazer uma disputa entre duas equipes na turma, com todas as peças, chamando um por um de cada lado da sala para dizer a sua jogada, e respeitando as regras de começar com as brancas, peça tocada é peça jogada, e conhecendo os pontos que tem cada peça capturada para somar no final se o xeque mate não acontecer e a aula acabar. Já fiz esse trabalho ano passado e gostei mto! 

Depois organizamos a sala de Xadrez com vários tabuleiros para jogarem dois a dois (usamos a sala nos fundos do anfiteatro, para deixar tudo pronto para cada turma) e a cada xeque mate trocamos o adversário.



A próxima será na Sala de Informática no Projeto Xadrez Livre, disponível nos computadores das escolas, aproximando da modalidade também com as tecnologias. Também podemos lembrar alguns sites como o http://www.joguexadrez.com/ e aplicativos que são atrativos para quem gosta da modalidade.

Achei esse vídeo mto próximo do que tenho dito...
 
Os alunos interessados podem aprender outras movimentações também nos livros, treinando com professores especializados, e alguns devem representar a escola nas competições escolares... 

Esse ano é com os 6ºs e 7ºs vespertinos do CEM Veredor Santa... Todos jogaram... Parabéns!!!

Nenhum comentário: