quarta-feira, 21 de abril de 2010

Palestra com Prof. Dr. Valmor Ramos

Devido ao trânsito na entrada de Florianópolis, ficamos eu e a Profª Sibele, sem a palestra do Prof. Dr. Amândio Graça (FADEUP) que teve no CEFID semana passada. Chegamos quando já tinha acabado sua apresentação, estava respondendo algumas perguntas...mas valeu ter ido até lá e conversar com meu colega do primeiro semestre de EF, o Prof. Dr. Valmor Ramos. Assim, com a gentileza do Prof. Romu (FME-BC), tive a oportunidade de assistir a palestra do Valmor aqui em BC, ontem na Avantis.Agradeço mto por esta oportunidade, pois sabia q iria gostar mesmo! 
O professor Valmor apresentou o q está sendo estudado acerca do ensino dos esportes. Como o professor ensina? Pela minha experiência nas Escolinhas Esportivas, como professora em algumas modalidades, e também como coordenadora do projeto, ano passado era isto q estava investigando com os professores. Há alguns anos era pedido um planejamento semestral, e ano passado, resolvi pedir aos professores q enviassem alguns planos de aula, pois é isto q precisamos estudar...como os professores  ensinam? A questão de organização das sessões de treinos das EE, as modalidades a serem trabalhadas em determinada escola, como são oferecidas, seus horários, é tudo importante, para q um projeto seja realizado com eficiência, mas q podia ser supervisionado com as visitas pela coordenação do projeto, e na escola pela supervisão pedagógica e direção.O Projeto EE  foi realizado nas escolas municipais desde o ano 2000 até o ano passado. Enfim, esse trabalho pra mim, acabou em julho qdo entrei de licença e qdo voltei em dezembro não existia mais.
De qquer forma, o ensino dos esportes deve ser investigado nas aulas de EF, nas sessões de treinos em entidades como a FME, onde iniciam crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas, com a terceira idade...e achei interessante  qdo o professor questionou pq não há escolas de esportes para jovens e adultos, afinal, podemos aprender uma nova modalidade tbém na idade adulta. Daí me surgiu a colocação q fiz qto a minha vivência: eu aprendi a surfar quase aos 40 anos...isto pq trabalhei e continuo participando na Escolinha Municipal de Surf. O Surf é uma modalidade que mtos adultos  estão aprendendo, apresentando adeptos do longboard, existem vários locais q se pode aprender a surfar nas praias daqui, de Florianópolis, por exemplo. Já com modalidades coletivas isso quase não existe. Mas pq eu tive uma cultura esportiva na minha formação, sou adepta aos esportes, gosto de aprender novas modalidades, como o surf, já  experimentei  pólo aquático em outra oportunidade, sei q sempre vou estar motivada para aprender mais e ter atividades de lazer ativo, q só me fará bem, qualidade de vida com os anos se passando...
Então me surgiu mais uma vez a importância do prof. EF na formação das cças e adolescentes ampliando as oportunidades com a cultura esportiva e formando esse jovens para na sua vida adulta estarem mais motivados e saber apreciar os esportes, desenvolver valores que a prática dos esportes propicia na formação do indivíduo.
Tenho mto a falar, rsrs...escrever sobre isso tudo, pois é a minha vida profissional que  veio através da minha experiência como jogadora de Handebol, com minha prática na EF e ensinando esportes às crianças e adolescentes, com tudo q já estudei e vou continuar estudando, adquirindo conhecimentos aliado a minha prática...e é isso q gosto de fazer !!!
Obrigada professores!

Nenhum comentário: