domingo, 20 de junho de 2010

Um sábio que não escreve mais: Saramago

Hoje quero escrever sobre esse escritor português José Saramago, que nasceu em 1922 e morreu sexta, 18/6/2010. Na minha ignorância, não conhecia seus livros, seus escritos...qdo ouvi sobre sua morte e vi tudo q escreveu, assisti alguns vídeos publicados com suas entrevistas, fiquei encantada...era um sábio! Dizia que não merecemos viver pois a vida é mto boa e não sabemos fazê-la bonita...como deveríamos! Tinha pena de morrer...E ainda : q a morte é uma passagem de estar e não estar mais aqui...só isso!!! (q diferença! rsrs...)
Quero procurar um livro de Saramago...quero ler mais o q escreveu...e deixo aqui essas palavras do blog:
http://caderno.josesaramago.org/2010/06/03/educar-para-a-paz/

Educar para a paz

Por Fundação José Saramago
Resulta muito mais fácil educar os povos para a guerra do que para a paz. Para educar no espírito bélico basta apelar aos mais baixos instintos. Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com ele, a chegar a acordos. Essa dificuldade explica que os pacifistas nunca contem com a força suficiente para ganhar… as guerras.
“Israel vive às custas do Holocausto”, em Palestina existe!, Madrid, Foca, 2002 [Prólogo e edição de Javier Ortiz] [Entrevista de Javier Ortiz]

Nenhum comentário: