quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dia de muito trabalho...falando de Auto-Avaliação...de Avaliação na EF Escolar...

Hoje tivemos reunião pedagógica na escola e o assunto principal era a nova Avaliação da rede municipal. Como sempre, não consigo ficar calada e tive a oportunidade de fazer um relato sobre nossas angústias e necessidades.
Mas tivemos dois momentos q me deixaram mais angustiada...qdo na resolução trata da Auto-avaliação com a importância devida, e depois se inclui um parágrafo dizendo q  esse instrumento tão precioso não deve ser incluído no número de avaliações...não entendi! Nossa supervisora deixou claro q ficou a critério de cada escola permitir q se considere esse instrumento ou não! Fico sem saber o porquê disso tudo, pois participei dos encontros sobre Avaliação com a Profª Hélvia Tomaselli, e em todo momento ela falava sobre os critérios,a auto-avaliação...não considerar? 
Na EF temos vários estudiosos que falam da avaliação na EF Escolar usando Fichas de Avaliação com critérios em cima dos conteúdos trabalhados e que são coerentes com os nossos objetivos da EF. Deixo aqui o link onde publiquei uma Auto-Avaliação que fiz no primeiro bimestre do ano passado e tive o prazer de receber um comentário da Profª Hélvia:

Outra coisa q não entendo é que continuamos com 4 avaliações na EF, só pq temos 3 aulas semanais...e ainda temos q fazer 2 instrumentos individuais e sem consulta! Temos 3 aulas semanais q são essencialmente práticas, e nosso trabalho é de equipes, em grupos, promovendo a integração  e socialização dos alunos. Contudo, nós da EF podemos fazer um instrumento teórico e outro prático...mas ainda tem mais 2 avaliações!!!

Nenhum comentário: