quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os sete pecados capitais de uma apresentação

Mta gente usa o Power Point para suas apresentações, profissionais ou escolares. UOL Tecnologia conversou com o designer Tiago Rasmussen para que ele citasse os sete pecados capitais de uma apresentação.

1º) Tamanho da fonte - evite mto grande, maior que 40. Também não faça sua platéia forçar a vista, não use menor que 24.
2º) Tipo da  fonte -  ideal é Arial, Helvetica,ou Tahoma, que são de fácil leitura, em um tamanho de até 35, no máximo.
3º) Fundos e fontes - evite fontes claras em fundos claros e fontes escuras em fundos escuros; veja se há um bom contraste ao escolher a cor da letra do texto; em fundo escuro,mas não mto porque cansa a vista, use fonte mais clara, seu públido agradece.
4º) Tamanho do texto - use no máximo seis linhas por slides e de 8 a 10 palavras por tópico;abuse dos 'bullet points'; a apresentação deve ser um suporte para o q vc está dizendo, e não um texto para ser lido em voz alta; cuidado com  a  quantidade exagerada de texto.
5º) Imagens ruins - use imagens com qualidade boa, de preferência com extensão .wmf , evite pegar imagem da internet; nunca distorça, comprima, aumente ou esmague a imagem em tamanho maior do que sua própria resolução; uma bela imagem serve de grande apoio para sua apresentação.
6º) Nada de firulas - evite backgrounds com cores e elementos não pertinentes ao tópico; com assunto sóbrio não combina slide de florzinha; figuras desnecessárias tbem desviam a atenção do público; layout de slide mais clean é sempre bemvindo; manter o máximo de simplicidade nos slides, K.I.S.S. - Keep it silly simple.
7º Slide sem espaço - não preencha todo o espaço do slide para escrever; respeite a margem de título para garantir que todo o conteúdo seja visto,normalmente se usa 80% da tela, deixando uma borda de segurança ao redor de 20%, lembre sempre de deixar esse respiro.

Nenhum comentário: