sábado, 21 de novembro de 2009

Sua excelência, o aluno!

Essa foi a maneira que nosso Secretário de Educação do Estado de SC,Paulo Bauer, se referiu quando fazia sua explanação na CONFIEE2009, que pudemos assistir online, relevando que tudo se discute para melhorar a qualidade da educação, se pensa em escola do futuro, novas tecnologias, o papel do professor, mas o principal  é o aluno!!! Pensar sempre no aluno! Sua aprendizagem, suas necessidades de desenvolvimento para sua formação.
Foi apresentado o modelo da Escola Lumiar, SP, como o que seria uma escola do futuro..."Trabalhando em equipe, mestres e tutores, utilizam-se das tecnologias de informação e comunicação(TIC) para enriquecer a aprendizagem individual e coletiva." http://www.lumiar.org.br/2009/home.php
Um inglês falou da Web02 e a escola do futuro, "...as pessoas estão todo o tempo com as novas tecnologias, então as TICs devem estar nas escolas!" Falou do PowerPoint,uma ferramenta mto utilizada e que desenvolve a criatividade dos alunos.
Em seguida uma brasileira, lembrou que o aluno é um feixe de emoções!!! E deixou um alerta: não querer fazer da escola algo distante do que ela é, e mais ainda, distante de como são os professores!!! Porque os professores precisam descobrir as maravilhas que as tecnologias podem fazer na educação!
Vejo que falta mto a fazer pra essa escola do futuro! Essa que busca retomar o interesse dos alunos...em aprender  através das novas tecnologias! Mas temos que caminhar em passos largos, colegas professores!!!

Nenhum comentário: